Nossa Senhora de Fátima, 3000 - 1º Andar - Setor A, Sala 8 - Vila Israel - Americana / CEP 13478-540

contato@accamposcomex.com

(19) 3601-0217

[Espanhol]
[Inglês]
[Português]

Conheça o trabalho do agente de cargas

13 de novembro de 2018 Sem categoria

Se bem conduzido, o Comércio Internacional não é, de maneira alguma, uma atividade de risco, mas também não há dúvidas de que se trata de uma atividade complexa. Pense sobre toda a complexidade da atividade logística no comércio internacional e no tipo do profissional que cuida de cada uma das etapas. O agente de cargas está no centro de todo o planejamento e execução de uma operação logística. Para fazer uma mercadoria chegar ao destinatário é necessário definir como será o transporte tanto no país de origem quanto no destino, responder a todos os trâmites burocráticos exigidos pelos órgãos de fiscalização e controle, observar às regras e acordos internacionais, contratar um seguro, enfim, são muitos passos que exigem conhecimento e planejamento adequados.

O agente de cargas faz o gerenciamento e a coordenação de todas estas etapas buscando sempre otimizar o orçamento disponibilizado para a importação dentro dos objetivos do seu cliente. Portanto, o agente de cargas irá escolher o melhor meio de transporte (modal) e estudar a rota mais adequada para definir a melhor opção de frete. Um agente de cargas eficiente conta com uma ampla rede de contatos de fornecedores para diversos modais para atender da melhor forma à equação tempo/custo do transporte.

Agente de cargas: atribuições

Confira algumas funções que o agente de cargas realiza em uma operação no comércio exterior:

  • Coordenar todo o processo de separação, empacotamento e identificação dos produtos;
  • Providenciar todas as licenças necessárias e documentações junto ao despachante aduaneiro;
  • Efetuar o pagamento de todas as taxas e tributos relacionados à operação;
  • Organizar e disponibilizar a documentação exigida para a realização do transporte;
  • Contratar seguro de transporte de mercadoria, caso o cliente faça a opção por este serviço;
  • Avaliar os modais disponíveis tanto no país de origem quanto de destino e definir pelo que atenda o melhor custo benefício para a operação;
  • Fazer a conexão entre os fornecedores e clientes de maneira produtiva;
  • Monitorar todos os deslocamentos dos produtos em seus diferentes modais e estar informado sobre a localização da mercadoria em tempo real.

Vantagens do trabalho do agente de cargas para o seu negócio

Contar com a parceria de um agente de cargas pode ser determinante no sucesso da importação da sua empresa. Este profissional tem experiência no comércio internacional, conhece todas as documentações exigidas pelas autoridades, tem uma ampla rede de contatos de operadores logísticos e vai levar em conta o tipo da mercadoria e o modal adequado para fazer esse transporte. Um agente de cargas pode traçar um plano personalizado, se acordo com as expectativas do seu negócio, buscando sempre as melhores soluções que atendam a prazo de entrega com menor custo.

Além disso, delegar essa atividade a uma assessoria especializada reduz os custos da sua empresa, mantem os colaboradores focados no negócio principal em evita problemas com relação a multas por descumprimento de obrigações e diárias desnecessárias em locais de armazenagem.

Vale lembrar que ao contar a consultoria da AC Campos você tem à disposição uma completa rede de parceiros experientes que inclui o agente de cargas, cujo trabalho é todo administrado e acompanhado de perto pelos consultores.

 

Compartilhe