Nossa Senhora de Fátima, 3000 - 1º Andar - Setor A, Sala 8 - Vila Israel - Americana / CEP 13478-540

contato@accamposcomex.com

(19) 3601-0217

[Espanhol]
[Inglês]
[Português]

Entenda a consultoria de exportação e importação

30 de novembro de 2018 Sem categoria

A complexidade do comércio internacional exige preparo, qualificação e experiência para lidar com as diversas obrigações previstas pelos órgãos de controle governamentais. O primeiro passo para uma empresa que vai iniciar uma operação de importação ou exportação é o cadastro no Radar e no Siscomex. Apenas esta etapa já requer a apresentação de uma série de documentos e certidões. Concluído o cadastro, é preciso definir o frete para a mercadoria, a seguradora, o local de armazenagem, fora todo o controle de documentos exigidos pela Receita Federal sobre tributos e outras obrigações.

Portanto, para empresas que querem ingressar no comércio exterior, uma boa saída é contar com a parceria de uma consultoria em exportação e importação.

Por que contratar uma consultoria de exportação e importação?

Redução nos custos dos serviços

Uma consultoria trabalha com uma escala maior. Como atende a diversos clientes e possui mais contatos com fornecedores, operadores logísticos, seguradoras e agentes de cargas, a consultoria pode conseguir melhores condições para diversos serviços, o que reduz os custos com essas contratações. Além disso, o não cumprimento de algumas obrigações são sujeitos a multas, que podem chegar a um valor alto, dependendo do caso. Evitar essas multas, portanto, é importante para não inviabilizar a própria operação e não comprometer o orçamento da empresa.

Planejamento mais preciso

Uma consultoria pode avaliar se exportar ou importar será realmente vantajoso para a empresa. Em uma dada situação, o preço do produto pode ser competitivo, mas os custos para importar podem inviabilizar a operação. Por isso, é fundamental fazer essa avaliação prévia para não transformar o processo em prejuízo.

Facilitação nas negociações

A forma de fazer negócios varia de acordo com o país. Lidar com essas particularidades, como idioma e barreias culturais, não é uma tarefa simples. Os profissionais de comércio exterior têm experiência para negociar com fornecedores estrangeiros, o que faz muita diferença no momento de fechar um contrato.

Melhor proveito de benefícios fiscais

Dependendo do mercado com o qual será feita a negociação, pode haver algum tipo de benefício fiscal. Existem os regimes de drawback e outras iniciativas de redução e até isenção fiscal, de acordo com a matéria-prima em questão. A consultoria de exportação e importação conhece os acordos internacionais e a legislação brasileira, por isso podem apontar o enquadramento em algum desses programas de incentivo, o que pode valer muito a pena.

Redução de custos operacionais e melhor aproveitamento de pessoal

Imagine sua empresa ter que montar um departamento de comércio exterior ou destacar um colaborador para cuidar desta área. Além do aumento de custos fixos, esse profissional que estaria cuidando do comércio internacional poderia ser melhor aproveitado para a atividade específica da empresa. Ao delegar a importação e exportação para uma consultoria, os custos podem ter reduções significativas.

É importante analisar essas vantagens e fazer uma avaliação com uma consultoria para iniciar as operações de importação e exportação. Em um setor em que os trâmites são tão complexos, é fundamental contar com profissionais qualificados para obter um bom custo-benefício para sua empresa.

 

Compartilhe