Nossa Senhora de Fátima, 3000 - 1º Andar - Setor A, Sala 8 - Vila Israel - Americana / CEP 13478-540

contato@accamposcomex.com

(19) 3601-0217

[Espanhol]
[Inglês]
[Português]

Frete internacional: conheça os modais de transporte

21 de agosto de 2018 Sem categoria

Se a importação é o próximo passo da sua empresa para adquirir mercadorias ou serviços é importante se informar sobre cada uma das etapas do comércio internacional. Entender bem quais são os tipos de modais que podem ser utilizados, os Incoterms e todo o processo burocrático que envolve os órgãos de controle e fiscalização do governo é uma preparação necessária para ter sucesso na importação.

Incoterms

Os Incoterms são regras que tratam sobre as responsabilidades do exportador e do importador no comércio internacional. Atualmente vigora o Incoterms 2010, que possui 11 modalidades: Ex-works, FCA, FAS, FOB, CFR, CPT, CIF, CIP, DAT, DAP e DDT.

Modais de transporte

Confira de forma breve quais são os meios de transporte utilizados:

Transporte ferroviário (trens e locomotivas). O trem percorre longas distâncias e leva uma grande quantidade de carga. A vantagem é o custo, que pode ser menor com seguro e frete. Já a falta de flexibilidade é uma desvantagem, tornando o trajeto mais demorado.

Transporte rodoviário (caminhões ou utilitários). É ideal para percurso de curta e média distância e geralmente é utilizado para o transporte de produtos de alto valor agregado. O manuseio da carga é menor e a flexibilidade é maior. No entanto, por ter menor capacidade de carga, o custo de frete é mais alto.

Transporte hidroviário ou marítimo (barcos). Alta capacidade de carga, o que reflete em custo mais baixo. Ideal para longas distâncias.

Transporte dutoviário (canos e tubos). Maneira utilizada para transportar derivados de petróleo, gases e grãos.

Transporte aeroviário(aeronaves). Recomendado para transportar mercadorias de grande valor e que devam chegar ao destino rapidamente, tendo um custo mais alto.

Transporte multimodal

É o tipo de frete que utiliza dois ou mais modais diferentes.

Frete courier

É um serviço semelhante ao dos Correios e seu grande diferencial é a rapidez na entrega. Empresas como a DHL, UPS, TNT e Fedex oferecem o serviço de frete courier. Uma mercadoria despachada por este tipo de operadora chega ao destino com maior rapidez em relação aos Correios brasileiros, mas o custo pode ser significativamente superior.

Qual modal escolher para fazer a importação da minha empresa?

Para escolher o transporte para fazer uma importação leve em conta, principalmente, o tipo de mercadoria, o prazo de entrega e o risco envolvido na operação. Para uma compra planejada com bastante antecedência o transporte aquaviário pode ter impacto na redução de custos. Se a compra for de produtos de alto valor agregado, como equipamentos eletrônicos, o transporte multimodal pode envolver mais riscos nas transferências. Produtos alimentícios e combustíveis geralmente são transportados por trens, caminhões ou por dutos, de acordo com a estrutura da fornecedora e do volume.

Quando a questão é o transporte no comércio internacional não há uma fórmula exata. É preciso adequar o frete ao perfil da mercadoria e das necessidades do importador para fazer a importação dentro das expectativas do comprador.

Compartilhe