Nossa Senhora de Fátima, 3000 - 1º Andar - Setor A, Sala 8 - Vila Israel - Americana / CEP 13478-540

contato@accamposcomex.com

(19) 3601-0217

[Espanhol]
[Inglês]
[Português]

Quem é quem no comércio exterior

29 de novembro de 2018 Sem categoria

Enviar uma encomenda ao exterior ou fazê-la chegar ao Brasil envolve o trabalho de uma série de profissionais, cada um em sua área de atuação, dentro do processo. Na cadeia do comércio exterior, o andamento adequado de diversas etapas é fundamental para o sucesso das operações. Dentro de toda a complexidade do comércio exterior, confira quais são os agentes envolvidos e suas responsabilidades.

Quem é quem no comércio exterior em operações de importação e exportação

Cliente

É a empresa que tem uma demanda de um produto ou serviço de outro país.

Fornecedor

É a empresa no exterior escolhida para atender a demanda do cliente para fornecer os produtos ou serviços.

Instituição financeira

O banco ou casa de câmbio faz o contrato de câmbio. É feita uma negociação sobre a taxa do câmbio e o estabelecimento das condições para a conversão da moeda.

Transportadora

Como o nome diz, ela é a responsável por fazer o transporte da mercadoria que pode ser rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo. Dependendo do tipo de operação, pode ser necessário contratar tipos diferentes de transporte para fazer a importação.

Agente de cargas

O agente de cargas define a forma mais eficiente de realizar o transporte da encomenda e uma integração entre os modais, caso seja necessária. Este profissional traça as rotas, acompanha todo o rastreio e trabalha, sobretudo, na otimização da operação para chegar ao melhor custo-benefício.

Despachante aduaneiro

Representa o cliente junto aos órgãos de controle governamentais para apresentar toda a documentação exigida relativas a impostos e outras obrigações previstas na legislação.

Empresa de fumigação

Para fazer controle fitossanitário e evitar a proliferação de agentes contaminantes, é necessário fazer a fumigação (aplicação de medicamentos) nas caixas ou pallets de madeira. A fumigação é uma exigência do Ministério da Agricultura tanto para importação quanto exportação.

Armazéns

Ao chegar ao porto, aeroporto ou transportadora, a mercadoria aguarda o procedimento de retirada em armazéns, em uma das etapas finais do comércio exterior.

Entidades de certificação

O certificado de origem é um documento que, como o nome diz, comprova que a mercadoria é de um determinado país. Para produtos brasileiros que serão exportados, esse certificado pode ser obtido junto às entidades de classe que representam o comércio ou a indústria. Em outros países podem ser emitidos pelas câmaras de comércio locais ou outras entidades.  Dependendo do tipo de acordo comercial entre os países, o certificado de origem é exigido para promover a isenção ou redução de tributos.

Consultoria ou trading

São assessorias especializadas em comércio exterior que atuam em todas as etapas de um processo de importação ou exportação. Tratam de toda a cadeia, desde a escolha do fornecedor à entrega da mercadoria no destino final. As tradings são boas alternativas, principalmente para quem é marinheiro de primeira viagem e não conhece com profundidade toda a complexidade do comércio exterior.

Portanto, para passar por todas as etapas do comércio exterior é fundamental ter conhecimento, experiência e uma ampla visão do negócio para concluir as operações de importação e exportação com êxito.

 

 

Compartilhe